Escalda Pé

01/06/2012 08:00

 

 

    Com a chegada do Inverno, mudanças e quedas nas temperaturas, o nosso corpo sempre reclama um pouco mais no frio.... é comum queixas de dores no corpo principalmente em idosos e cólicas menstruais em mulheres.    

    Uma das medidas simples e de fácil acesso a todos é o uso do famoso escalda pé!!! Isso mesmo, vocês podem fazer em casa:

    - Use uma bacia ou balde onde é possível colocar o pé e encher a água até 15 a 20 cm acima do pé.

    - Encha a bacia/balde com pelo menos 20 cm de água morna/quente (ideal cobrir 1/3 da perna, nesta região existe um ponto de acupuntura muito importante – SANYINJIAO – BP6) e algumas fatias de gengibre (tem função de aquecimento dos meridianos).

  

  - Temperatura da água: morna a quente, a temperatura deve ser uma tolerável, confortável e que não cause queimaduras! Coloque o pé vagarosamente para evitar queimaduras!!!

    - Pode-se ferver a água e adicionar aos poucos, misturando com a água que está na bacia/balde. (Após o escalda pé é comum a pele ficar pouco avermelhada!)

    - O escalda pé deve ser feito de 20 a 30 minutos, se realizado de noite antes de dormir, dormirá mais relaxado!!!! Experimente!!!

 

* Cuidados com a temperatura da água

(principalmente em idosos, peles sensíveis, e pessoas com alterações de sensibilidade)

* Contra-indicação: feridas abertas na pele. 

Evite e cuidado com QUEIMADURAS!

Voltar