Ginecologia e Medicina Chinesa - Acupuntura na Saúde da Mulher

 
    Como todos os ramos da Medicina Chinesa, a ginecologia tem uma longa história. É uma especialidade que já existia durante o período dos Estados em Guerra (período a.C.) e sãocitados na literatura clássica de Medicina Interna do Imperador Amarelo – Su Wen, com referencias sobre a fisiologiae anatomia das mulheres, diagnostico e tratamento dos problemas ginecológicos.
 
    Desde a década de 50 a medicina chinesa tem sido utilizada juntamente com a medicina ocidental para tratar de diversas patologias como problemas menstruais, miomas, endometriose, infertilidade, menopausa, entre outros. O tratamento se baseia principalmente com sessões semanais de acupuntura e uso de fórmulas magistrais chinesas.
 

Na ginecologia chinesa são considerados cinco grandes aspectos:

 
  1. Distúrbios menstruais: relacionados a menstruação como menstruação irregular, dismenorréia, amenorréia, menorragia, TPM, infertilidade e menopausa.
  2. Corrimentos: que são os corrimentos vaginais e coceira
  3. Obstetrícia: relacionados com problemas na gravidez, enjoos, abortos recorrentes, dores abdominais ou lombar, o e mau posicionamento do feto.
  4. Pós-parto: como retenção de lóquios, sangramento, constipação, anemia, dor articular e problemas com a lactação.
  5. Massas abdominais: que são os miomas, endometrioses, prolapso uterino e os distúrbios emocionais.
 

Endometriose na Medicina Chinesa

 

    Na literatura clássica da medicina tradicional chinesa não existe registro do nome "endometriose". As mulheres que sofriam deste distúrbio eram tratadas de acordo com suas manifestações clínicas como "dismenorréia",“menstruações excessiva e prolongada”, "massas abdominais", "infertilidade".
 
    De acordo com a medicina chinesa ocorre uma desaceleração e estagnação do fluxo sanguíneo na pelve, que hoje pela laparoscopia se torna visível como lesões endometriais.
 
    As principais causas da estagnação sanguínea segundo a Medicina Chinesa são: Estagnação de energia (Qi); Obstrução por calor e umidade; Fleuma; Deficiência do Rim; presença do frio e pela Deficiência de energia (Qi).
 
    O tratamento basicamente é eliminar esta estagnação sanguínea, melhorar o fluxo sanguíneo através da acupuntura, moxabustão, e do uso das fórmulas magistrais chinesas. Além disso, é preciso ter os cuidados gerais e alimentares para aliviar as dores.

 

Síndrome do Climatério

 
    A síndrome do Climatério também conhecida como “menopausa” indica a cessação completa ou permanente dos períodos menstruais. Nesta fase da vida na mulher indica uma transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva que pode durar de 2 a 5 anos.
 
    Normalmente ocorre entre os 48 e os 55 anos, na medicina chinesa se refere aos 49 anos, pois o ciclo energético da mulher é de 7 em 7 anos e ligado principalmente a essência dos rins.
 
    A menopausa não é uma doença. É uma transição fisiológica normal na vida de uma mulher. Algumas muitas mulheres poderão ter muitos sintomas e outras nenhuma.
 
    Os principais sintomas são, em geral, cefaleia, cansaço, letargia, irritabilidade, ansiedade, nervosismo, depressão, insónia, perda de concentração, acessos de calor, secura vaginal e sudorese.
 
    A origem dos sintomas pode estarrelacionada com o stress emocional, excesso de trabalho ou gestações muito próximas.
 
    O tratamento segundo a medicina chinesa tem como base a prescrição de acupuntura e fitoterapia para nutrir os Rins, e regular os meridianos maravilhosos, eliminar fatores patogênicos e acalmar a mente, aliviando também a energia do fígado.
 
    A medicina tradicional chinesa pode ajudar as mulheres a minimizar os sintomas nesta fase de transição e que podem ser associados as terapia de reposição hormonal.

 

Infertilidade na Medicina Chinesa

 
 
    A infertilidade é definida como a incapacidade de um casal conceber após 2 ou mais anos de relacionamento sexual sem o uso de contracepção.
 
    A infertilidade é classificada como primária quando a parceira nunca concebeu, ou secundária, quando a mulher teve uma gravidez anterior independentemente do resultado dessa concepção.
 
    Em amboscasos os parceiros deverão realizar exames médicos: cerca de 70% dos casos se devem a infertilidade feminina e 30% por esterilidade masculina.
 

As causas de infertilidade são diversas:

 
• 41%Fatores hormonais de ovulação como: menstruação irregular, amenorreia ou síndrome do ovário poliquístico–
• 32%Anormalidade nas trompas de Falópio –
• 16%Fatores uterinos –
• 4,7%Fatores cervicais –
• 5%Sem causa aparente –
 
    Na Medicina Chinesa a infertilidade pode estar relacionado afraqueza constitucional, excesso de trabalho, exercício físico, excesso de atividade sexual em idade precoce, invasão pelo frio ou consumo excessivo de alimentos frios, gordurosos e laticínios.
 
    A infertilidade é tratada de acordo com as quatro fases do ciclo menstrual, o princípio de tratamento será de acordo com cada fase: menstrual, pós menstrual, da ovulação ou pré menstrual.
 
    No tratamento da infertilidade com medicina chinesa utiliza-se a acupuntura e a fitoterapia para de nutrir a deficiência, eliminar fatores patogênicos, ativar os meridianos Ren Mai e Chong Mai, ativar a função uterina e promover a reprodução e acalmar a mente.
 
    Algumas pacientes podem responder com sucesso em poucos meses de tratamento, mas em outros casos o tratamento pode ser demorado podendo levar até um ano.